Minha lista de blogs

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Figos verdes

Os benefícios dos figos para a saúde podem ser atribuídos à presença de minerais, vitaminas e fibras. Os figos contém vitamina A, vitamina B1 e B2, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio, potássio e cloro.

Minha amiga Marisa reside num lugar privilegiado e colhe frutas da estação, em quantidade. Desta vez foi a hora de podar os pés de figos. Disse-me que havia colhido muitos figos verdes e não sabia o que fazer com eles.

Fiquei interessada nas frutas pois as imaginei fresquinhas e cheias de saúde. Mesmo sem nunca ter feito nenhuma gostosura com figos...principalmente com figos verdes.

Ela ficou muito feliz com o meu interesse e dias depois recebi as frutas. Mal pude acreditar ao ver a quantidade...eram muitos, muitos, muitos figos...alguns quilos.


Percebi que minha responsabilidade acabava de aumentar: como aproveitar essas preciosidades!?
Além desses, que coloquei nesse prato, imagine mais umas cinco vezes. Porisso, preparei uma sacola com muitos deles e entreguei para uma amiga Chef. Sabia que Edna aproveitaria com sabedoria cada um deles. Logo mais ela me telefona agradecida dizendo que iria prepará-los com a orientação da mãe dela que passava uns dias em sua casa.

Também preparei outra sacola e levei muitos figos para Lídia, outra amiga que entende tudo de cozinha...e ela já mandou notícias dizendo que fez figos em calda e geleia. Que alegria!

Mas, ainda ficaram tantos, tantos, tantos...
Corri para a internet e comecei a procurar uma boa receita. Porém, precisava ser fácil para eu acertar.
Fui pra cozinha e comecei o desafio: preparar figos verdes pela primeira vez.

E, eles ficaram assim. Vejam...


Gostei do resultado. Ficaram deliciosos! E, posso garantir que foi muito fácil prepará-los: cortei o cabinho de cada fruta. Fiz um corte em cruz no figo e deixei de molho em água fria por 15 min. Descartei essa água.Em seguida coloquei os figos escorridos em uma grande panela, cobri com água fervente e deixei ferver 10 min. Descartei a água e repeti...fervi novamente por 10 mim e descartei a água. Novamente cobri os figos com água fervente e acrescentei mais ou menos meio quilo de açúcar e alguns cravos. Deixei ferver por 2 horas em fogo baixo. Após isso...ao ficarem macios...pronto!

Hoje comi alguns deles com um pedaço de queijo. Uauuuu...não é que foram aprovados?
Mas, posso garantir que o melhor de tudo foi o aroma de figo que ficou impregnado na minha casa.
Um cheiro maravilhoso!!!
                                                                                             Bon appetit. Merci, Marisa!

9 comentários:

Patricia Merella disse...

Olá minha querida!
Amo figos,com certeza este teus figos ficaram deliciosos!
Geleia de figos também é uma delicia minha querida,cá comemos
muito com queijo em uma torradinha e vinho!
Feliz final de semana,beijinhos

Walkiria disse...

Delicia o doce de figo. Adoro. E o fruto aberto é muito lindo. Já, para se fazer um licor, diz que se usa as folhas de figo. Ih! Marisa já deve ter se livrado de todas. Aiiiii.... Peninha... �� �� Fica para a próxima colheita.... Bjos ��

Vania Lucia disse...

Que delícia! Como boa mineira que sou, adoro doce de figos mas não sabia fazer. Sua receita é bem prática, obrigada.
E ficaram lindos os seus figos doces...
Bjs

Lilasesazuis disse...

Figos, figos!!

Amo!!

Que lindos, brilhantes seus figos ficaram...nhammmm

Estou triste pois minha figueira está com ferrugem.

Não estou conseguindo encontrar um certo remédio que disseram ser bom...

Espero que isso não prejudique a produção do ano...

beijinhos, tenha uma boa noite, Marildinha!!

Lígia e =^.^=

Unknown disse...

Também gosto de comer com queijo! Amo queijossssss ...e com vinho, então!!!! Ahhhh que delícia!

Unknown disse...

Verdade, Walkiria. Figos abertos são lindos....Nem inventa...senão Marisa traz a árvore toda! kkkk Beijos

Unknown disse...

Que bom Vania! Foi a primeira vez que fiz e deu certo, viu? Beijos, querida!

Unknown disse...

Ficaram bem brilhantes, Ligia. Ahhhhh....ferrugem na figueira!!!! Também não entendo nada disso pra te ajudar!
Beijos, querida!

Walkiria disse...

Acredito. Aquela alemoa não é fácil ...kkkkkk